Se tem uma coisa que todos nós sabemos é que cada vez mais os parques de diversões e temáticos brasileiros estão se extinguindo. Primeiro veio o fechamento definitivo do Terra Encantada em 2010, logo após em 2012 o Playcenter também fecha as suas portas e, agora em agosto de 2016, o Hopi Hari parou suas operações por tempo indeterminado.
De fato, atualmente, os únicos grandes parques em operação no Brasil são o Beto Carrero World em Santa Catarina e o Mirabilandia em Pernambuco. Podemos contar também o Hopi Hari, já que o mesmo informou que em breve voltará a abrir suas portas e iniciar o evento Hora do Horror, que segue com montagem em andamento. Porém ainda não temos uma data.
O que todos esses três parques brasileiros tem em comum no momento? Não apenas que estão em operação, mas também todos eles adquiriram nos últimos anos grandes montanhas russas tanto novas quanto usadas de parques que já fecharam no Brasil e também de parques internacionais que se desfizeram de tais atrações.
Nesta matéria iremos listar essas montanhas russas que aguardam para serem montadas e colocar o país no mapa de grandes atrações do tipo. Então se prepara, pois temos preciosidades que, se tudo der certo, ainda arrancarão muitos gritos do povo brasileiro.
10 Inversions - Hopi Hari
Comprada e anunciada em 2012 porém sem nome divulgado, a montanha russa de 10 inversões do Hopi Hari ainda tem um futuro incerto.
O equipamento é fabricado pela empresa suíça Intamin Amusement Rides e o modelo se chama "10 Inversions". Quando anunciada e comprada, a atração, caso fosse montada e entrasse em operação no mesmo ano, seria recordista mundial com mais inversões. Porém o tempo passou e outras roubaram esse título, como a The Smiler do Alton Towers, que possui 14 inversões, assim como outros modelos da 10 Inversions que foram adquiridos por outros parques no mundo e já estão operando.
O Hopi Hari havia se pronunciado neste ano e, ao que tudo indicava, a 10 Inversions tinha uma nova previsão de entrar em operação neste ano de 2016. Porém até o momento a atração continua no chão.
Dados técnicos da 10 Inversions
Modelo: 10 Inversions
Fabricante: Intamin AG
Extensão: 875 m
Altura: 33 m
Inversões: 10
Velocidade: 85 km/h
Elementos:
- Cable Lift Hill
- Loop
- Cobra Roll
- Double Corkscrew
- Quad Heartline Roll
- Heartline Roll
Capacidade: 1.200 riders per hour
Vídeo da Altair CCW-0204, mesmo modelo localizado no parque Cinecittà World, Itália
Looping Coaster - Terra Encantada
Imagem (c) Terra Encantada Fã
Considerada a irmã mais nova da 10 Inversions do Hopi Hari, a Monte Makaya possui 8 inversões e foi inaugurada em 1998 com a inauguração do Terra Encantada, no Rio de Janeiro, e operou até 2010, com o fechamento do parque. Na época a atração foi recordista mundial no número de inversões.
Após o fechamento definitivo do Terra Encantada, o Mirabilandia anunciou no ano passado que havia adquirido a montanha russa e mantém no terreno do novo parque que será construído em breve.
Ainda não há uma data ou previsão para que a Monte Makaya retorne a operar no país, mas especula-se que as obras do novo Mirabilandia devem começar nos próximos meses e, quem sabe, nos próximos anos possamos andar novamente na montanha russa.
Dados técnicos da Monte Makaya
Modelo: Looping Coaster (Monte Makaya)
Fabricante: Intamin AG
Extensão: 800 mAltura: 37 m
Inversões: 8
Velocidade: 80 km/h
Duração: 1:45
Elementos:
- Loop
- Cobra Roll
- Double Corkscrew
- Triple Heartline Roll
Vídeo da Avalancha, mesmo modelo localizado no parque Xetulul, Guatemala
Giant Inverted Boomerang - Mirabilandia
A Sky Mountain, originalmente chamada de Déjà Vú, operou por 7 anos no parque americano Six Flags Over Georgia até ser adquirida pelo Mirabilandia em 2009.
Assim como a Monte Makaya, a Sky Mountain está esperando para ser construída no terreno do novo Mirabilandia, que ainda não tem data divulgada para começar a operar.
Uma curiosidade sobre esse modelo de montanha russa, uma Giant Inverted Boomerang, fabricada pela Vekoma, são os problemas que vários parques que adquiriram tiveram que enfrentar. O custo alto de manutenção fez com que a maioria desses parques se desfizessem da tal atração.
Este modelo de montanha russa é basicamente uma cópia da famosa Boomerang, também da Vekoma, porém os seus trilhos são invertidos e as quedas principais são inclinadas em 90º.
Dados técnicos da Sky Mountain
Modelo: Giant Inverted Boomerang
Fabricante: Vekoma
Extensão: 367 m
Altura: 58,4 m
Queda: 53,9 m
Inversões: 3
Velocidade: 105,6 km/h
Duração: 1:32
Máximo ângulo vertical: 90°
Força G: 4.5
Elementos:
- Catch Car Vertical Lift
- 33,5 m tall Cobra Roll
- 31,1 m tall Loop
- Catch Car Vertical Lift
Capacidade: 870 passageiros por hora
Dueling LIM Shuttle Loop Coaster - Beto Carrero World
A famosa Batman & Robin: The Chiller operou no parque americano Six Flags Great Adventure durante 9 anos, de 1998 a 2007. Desde 2011 ela se encontra no depósito do Beto Carrero World aguardando um destino.
O parque ainda não fez nenhuma menção sobre ela, apenas imagens e relatos de visitantes que conseguiram ver seus trilhos escondidos nas dependências do complexo, e é isso que nos deixa cientes de que ainda nenhuma movimentação de reforma ou novidade sobre ela tenha ocorrido.
E ao que tudo indica, ou ela será montada num futuro distante, ou a The Chiller terá um outro destino que não seja voltar a vida operando no Beto Carrero. Devemos lembrar que essa montanha russa foi retirada do Great Adventure por conta de diversos problemas no seu sistema de lançamento e o grande consumo de energia usado nele, tendo encarecido manter a atração no parque.
Para quem não sabe, a Batman & Robin: The Chiller é um modelo Dueling LIM Shuttle Loop Coaster fabricado pela Premier Rides, ou seja, essa montanha russa opera no modo duelo, onde dois trilhos distintos fazem um percurso em que os trens interagem entre si durante o trajeto. O sistema de lançamento da atração é LIM.
Dados técnicos da Batman & Robin: The Chiller
Modelo: Dueling LIM Shuttle Loop Coaster
Fabricante: Premier Rides
Percurso: Batman Robin
Extensão: 346,6 m 374,6 m
Altura: 61 m 61 m
Queda: 42,4 m 32 m
Inversões: 1 2
Velocidade: 104,6 km/h 104,6 km/h
Duração: 0:32 0:48
Máximo ângulo vertical: 90° 90°
Força G: 5.0 5.0
Aceleração máxima: 0 - 104,6 km/h em 4s 0 - 104,6 km/h in 4.0s
Elementos:
- LIM Launch
- Top Hat - Inside
- LIM Launch
- Cobra Roll
Capacidade: 1.360 passageiros por hora
Grande parte destas montanhas russas estarem ainda no chão, aguardando seus destinos insertos, se da por conta da atual crise financeira e política em nosso país, afetando e muito esse setor. Esperamos que todos esses parques mencionados na matéria consigam colocar essas belezinhas de pé e, além delas, muitas outras montanhas russas possam arrancar ainda mais gritos de emoção e adrenalina dos brasileiros!
E você?! Qual dessas montanhas russas você está com mais vontade de dar uma voltinha? Comente abaixo!
Conheça as montanhas russas que esperam para serem montadas nos parques brasileiros
Reviewed by Redação PA
on
quarta-feira, setembro 28, 2016
Rating: