Você conhece o prêmio IgNobel? Entregue sempre no começo de outubro em uma cerimônia na Universidade de Harvard, nos EUA, é o Oscar para as descobertas científicas mais estranhas do ano. Em 2010 o estudo que levou o prêmio na categoria Medicina foi o dos pesquisadores Simon Rietveld, da Universidade de Amsterdam, e Ilja van Beest, da Universidade de Tilburg, ambas na Holanda, que descobriram que os sintomas da asma podem ser tratados com passeios de montanha-russa.
Eles levaram 25 mulheres que sofrem de asma a um parque de diversões e, depois de umas voltinhas no brinquedo, testaram a qualidade respiratória de cada uma. E viva, as voluntárias sentiam menos dificuldade para respirar após os loops e spins da montanha-russa do que antes da aventura. Quando o carrinho ia começar a andar, o cenário era ruim: o estresse emocional negativo (no caso, medo) e a pressão sanguínea atingiam seu ápice – o que prejudica a respiração. Mas, logo após o passeio, o estresse emocional positivo (aquela energia boa que sentimos) e o ritmo cardíaco aumentavam, o que facilita o trajeto do ar.
Para pensar: será que algodão doce é bom contra diabetes, o kamikaze ajuda quem tem labirintite, o tiro ao alvo melhora a visão ou algo assim?
Matéria adaptada do Super Interessante
Sintomas de asma podem ser tratados na montanha-russa
Reviewed by Igor Ahmed
on
quarta-feira, novembro 06, 2013
Rating: