Seja bem-vindo ao Parqueiros Anônimos!

Linha do Tempo: Free Fall e Drop Rides

Nem só de montanha russa é feito um parque! Dividindo os holofotes com as curvas, descidas e inversões das montanhas russas, os Free Falls e os Drop Rides encontram-se entre os preferidos dos visitantes.

Cada vez mais altos e rápidos a história destes rides é recente, começando em torno dos anos 80 com a empresa Giovanola, porém foi com os Free Falls da Intamin que este tipo de ride tornou-se popular. Para falarmos das nossas queridas “torres de queda livre” vamos dividir sua história em duas gerações.

A primeira geração de Free Falls era composta de gôndolas, com capacidade para quatro pessoas, e seu percurso consistia em três partes: Subida, suspensão momentânea e queda. A gôndola, ao deixar a estação, é levada ao topo do ride em poucos segundos, ao atingir o ponto máximo ela é levemente deslocada para frente aonde é posta em posição de suspensão, passados alguns segundos a gôndola despenca e após algum tempo em queda livre é posta em contato a um trilho terminando o percurso em uma angulação de 90º, ou seja, o passageiro despenca sentado e termina o trajeto de costas para o solo, essa mudança de posição faz-se necessária devido a intensidade e a força da queda, após parar completamente, a gôndola é posta novamente na posição inicial e retorna para a estação. É justamente nesta terceira fase que se encontra a principal diferença entre as duas gerações deste ride.

Como tudo muda e se moderniza, as Free Falls caíram em desuso, mas para quem tem curiosidade de experimentar um desses brinquedos não é preciso ir muito longe, tem uma Free Fall pertinho de nós. Localizada no parque Beto Carrero World (Penha, SC) a Torre do Terror (Elevador) é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes, e a expressão de quem vai neste ride é sempre a mesma, na hora de entrar na gôndola um pouco de medo, mas na hora de sair, muitas risadas!

O parque Beto Carrero World possui não apenas essa geração de rides como também sua sucessora, os Drop Rides, a Big Tower é um dos Drop Rides mais altos do mundo, tendo seu ponto máximo à 100 metros do solo! 

A diferença entre as gerações das “torres de queda” está justamente na composição de seu percurso e no sistema de freios. Enquanto as Free Falls tem seu percurso dividido em três partes, os Drop Rides são realizados em apenas duas, a subida e a queda. A desaceleração ocorre por meio de freios que promovem a gradativa parada do brinquedo em direção ao solo tornando dispensável a retomada aos trilhos e a angulação no término do percurso. Esta forma de desaceleração também torna o passeio mais agradável ao visitante de maneira a intensificar a sensação de queda livre e amenizar o retorno à estação.

Vale lembrar que a atual recordista entre os Drop Rides é a "Lex Luthor Drop of  Doom" do Six Flags Magic Mountain (Califórnia, EUA), que atinge em seu ponto máximo 126 metros, é de fabricação da Intamin e opera no parque desde julho de 2012.

Fonte: Learner.org
             Library.thinkquest.org
             Ultimaterollercoaster.com
Fotos: Acervo pessoal e CoasterRadio.com
Linha do Tempo: Free Fall e Drop Rides Linha do Tempo: Free Fall e Drop Rides Reviewed by Mariana Lienemann on terça-feira, fevereiro 26, 2013 Rating: 5

Você também pode gostar:

Tecnologia do Blogger.