Uma misteriosa profecia maia alarmava bastante parte de nossa população sobre um suposto fim do mundo... Imagine, você, parqueiro, sem parques e sem montanhas-russas, já que tudo seria destruído pela fúria da natureza. Bem, apesar de isso ter acontecido com a chegada do Furacão Sandy em Nova York, a maioria dos parques mundiais (e famosos!) continuam firmes e fortes. Felizmente, o mundo não acabou! E agora, chegou a hora de entrarmos num grande túnel do tempo e rever os principais acontecimentos do mundo dos parques em 2012. Cuidado com o degrau, e assim que entrar no carrinho, feche seu cinto e abaixe sua trava. A aventura vai começar!
NO BRASIL
O ano dos parques brasileiros foi bastante... misto. Apesar das constantes feiras, como a Feira das Américas, onde Beto Carrero World, Hopi Hari, Hot Park e Beach Park estavam presentes, palestras e semanas de treinamento, como a da IAAPA, que ocorreu agora em Dezembro, alguns parques tiveram muitos desafios, principalmente os parques de diversão. Entretanto, foi anunciado este ano o Enerland, um complexo de cinco parques temáticos que promete ser inaugurado até 2019 no Rio Grande do Norte. Assim como o novo complexo dos Parques da Mônica, que promete ser inaugurado no Ceará.
Infelizmente, perdemos mais um parque. Depois do Terra Encantada, do Tivoli Park e do Parque da Mônica, o Playcenter fechou suas portas no dia 29 de Julho de 2012, após 39 anos de operação, deixando uma legião de fãs sem seu parque favorito, e principalmente sem seu melhor lugar do mundo para se divertir. Até o último dia, o Playcenter fez de tudo para deixar os últimos momentos ainda mais marcantes para seus fãs e visitantes em geral. Apesar da antecipada saída da Windstorm e Boomerang, o parque alugou o Xtreme do Mirabilandia e mais alguns outros brinquedos para ajudar na operação. As Últimas Noites do Terror, que teve o tema "Todos os Medos Juntos" foi um sucesso de público e crítica e permaneceu no parque até suas últimas semanas, atendendo aos pedidos dos visitantes. Esse ano também foi a última festa do "Energia na Véia" e do último Intercollege no parque. O dono do Playcenter, Marcelo Gutglas, adiantou a mídia brasileira que surgirá um novo parque em 2013 destinado ao público familiar, além de novas Playlands pelos shoppings do Brasil. Algumas atrações do Playcenter já possuem novo dono, porém muitas ainda tem seu destino incerto.
Em Vinhedo, o Hopi Hari fez a inauguração oficial, logo em Janeiro, de Infantasia, agora tematizada com a turma dos Looney Tunes. As atrações da área foram totalmente reformuladas, agora representando um estúdio de filmagens, além de ganhar uma nova atração, o Konfront. Um mês após, o parque fecha a área de Aribabiba pra iniciar as obras de transformação da área para receber a Liga da Justiça, porém o parque precisou que algumas atrações, em Março, se adequassem as exigências do Ministério Público. O parque ficou 20 dias fechado, o que levou ao total atraso de Aribabiba e a uma improvisada edição do evento Hopi Night. O parque continuou seu calendário de eventos tradicional, realizando as Férias Mágicas, retornando com os fogos de artifício, e a Hora do Horror, que teve como tema a "Lua Negra". Outro evento, o aniversário de Rafaella Justus, também marcou o parque no ano de 2012. Um dos cartões-postais do parque, a Giranda Mundi, foi reformada durante o ano e sua reinauguração deve acontecer nas primeiras semanas de 2013. Além disso, o País Mais Divertido do Mundo pintou o Imigradero, inaugurou o Jogakí di Kaminda, a Mundo Fini, e a nova área de Aribabiba, agora tematizada com os personagens da Liga da Justiça, ganhando uma nova atração, o Enigmas di Charada. Infelizmente, as obras da nova montanha-russa de 10 inversões estão paradas e sua inauguração ficará para o futuro, assim como a do espaço de Penelópe Charmosa.
No ano em que comemorou seus 21 anos, o Beto Carrero World nos presenteou com um novo contrato de direitos autorais de personagens no país. A parceria com a Dreamworks e a Universal Studios foi anunciada perto do meio do ano, na 18ª BNT Mercosul. No contrato firmado entre as três empresas, consta a construção de novas áreas para os personagens de Madagascar, Kung Fu Panda e Shrek, além da transformação do Extreme Show para Velozes e Furiosos Show, sendo que essas alterações devem acontecer nos próximos anos. Ainda no período de Maio/Junho, ficamos curiosos com os rumores de uma possível compra de uma nova montanha-russa para o parque, o que mais tarde veio a se confirmar que era a Batman & Robin: The Chiller, que operou durante um tempo no Six Flags Great Adventure. Entretanto, o parque possuiu problemas com as denúncias de maus-tratos em seus animais de um vereador e de uma ONG ambiental, mas felizmente, conseguiu dar a volta por cima e provou porque é referência em zoológicos no Brasil. O parque, também, inaugurou a nova Vila Esperança e as Aventuras de Betinho Carrero-4D, promoveu diversos encontros de instituições, sediou mais eventos automotivos como a Superliga de Motocross e o 1º Endurance Amador, adicionou postes de luz, realizou sonhos de uma menina, reformou a roda-gigante, adicionou suricatas e leões brancos ao seu zoológico, pintou o Castelo das Nações, realizou a Dream Valley Festival e recebeu pela segunda vez o prêmio de Melhor Parque Temático do Brasil pela Viagem & Turismo.
#OiOiOi - O Mirabilandia, que completou 10 anos, agitou o mundo dos parques brasileiros com seus eventos animados, cheios de música e com alto retorno do público. Logo no início do ano, montaram e inauguraram o Thunder, a mais nova atração radical, com uma inauguração para lá de comentada e animada! Além do Thunder, a Terra das Maravilhas trouxe o Polvo, e infelizmente teve que se despedir do Xtreme. O parque fez melhorias também em sua infraestrutura, adicionando maiores grades de fila para maior conforto de seus visitantes e adicionando uma nova iluminação a seus brinquedos mais radicais, como o Matterhorn e o Mega Dance. Para o futuro, o Mirabilandia promete a construção de um novo parque, que irá contar com a Giant Inverted Boomerang, que começou a ser pintada, mas está desmontada há alguns anos, um chapéu mexicano e o Waimea, o famoso cai n'água que era do Playcenter. Continuaram realizando seu evento especial para as crianças, além da Balada Mirabilandia, que esse ano teve como tema o mundo do circo e a Hora do Terror, com o promissor tema "Cidade Fantasma". O Mirabilandia continua na luta incansável de ter um tempo maior para a desmontagem do parque e a construção de outro, em um terreno diferente, já que este que o estabelecimento está hoje quer ser utilizado pela Empetur com objetivo de ampliar o Centro de Convenções.
No Rio de Janeiro, o Terra Encantada continua montado em total estado de abandono, porém dessa vez, já temos a confirmação que Eike Batista comprou o terreno do parque. O que ele irá fazer com o terreno ainda é uma incógnita, já que foi especulado um "mini-bairro", um centro empresarial entre outras coisas. Ninguém ainda possui nenhum tipo de ideia de qual será o destino dos brinquedos do parque, incluindo a Monte Makaya. Vale lembrar, que foi neste ano de 2012, que o dono do parque, o Chinês da Barra, faleceu.
No estado de Goiás, foi inaugurado, após muitas confusões políticas, o Parque Mutirama. Maior parque público do País, o Mutirama oferece a antiga SuperJet do Playcenter e outras atrações que fazem sucesso entre o público goiano, como o Cinema 4D e o magnifico Palácio de Alhambra.
Nos parques pequenos do Brasil, o Nicolandia (DF) inaugurou o Grand Prix, um divertido bate-bate cheio de luzes e um novo website. No Rio Grande do Sul, o Alpen Park trouxe a antiga Windstorm do Playcenter que lá recebeu o nome de Alpen Blizzard. Perto dali, o Unipraias inaugurou a radical tirolesa Ziprider. O mineiro Parque Guanabara desativou seu trem fantasma e inaugurou o Castelo dos Horrores - Casarão. Em São Paulo, o Mundo da Xuxa inaugurou a atração Ratinhos Construtores e a Cidade da Criança recebeu grande parte dos brinquedos infantis do Playcenter. Em Manaus, o Mirage Park levou o antigo Tapete Mágico do Beto Carrero World e a antiga Tornado do Playcenter.
Nos parques itinerantes brasileiros, o Ita Center Park adquiriu o Move It, a torre Drop Zone e a funhouse American Show. O Moreno's Park também adquiriu uma torre Drop Zone e o Double Shock do Playcenter. O Yupie! Park inovou e trouxe o fantástico The King.
Os parques aquáticos brasileiros também não pararam. O Wet 'n Wild, em São Paulo, teve recorde de visitantes batidos este ano e lançou as novas atrações "Ilha Misteriosa do Cascão" e "Hot Land", em parceria com Maurício de Sousa. No interior de São Paulo, o Magic City começou a construir uma super piscina de ondas e anunciou planos até 2017. Perto dali, o Thermas dos Laranjais começou a construção de um incrível resort e no parque aquático propriamente dito, um river rapids, um half pipe e uma nova montanha-russa aquática estão sendo preparados para a inauguração no ano que vem. No Rio de Janeiro, o Rio Water Planet está com uma nova identidade visual e anunciou a construção de um novo parque em Foz do Iguaçu. Em Goiás, o Hot Park inaugurou a incrível atração X-Pirado e ofereceu mergulhos com peixes até 2 metros de profundidade. O Beach Park retirou as atrações Esfinges, Sarcófago e Najas para a construção de uma nova atração, que será inaugurada ano que vem.
ACIDENTES NO BRASIL
O ano de 2012 foi um ano que muitos parques de diversões no Brasil querem esquecer. Houve um aumento de acidentes e incidentes nos parques brasileiros o que botou em xeque perante a população a segurança dos estabelecimentos. O mais chocante do ano foi o caso de Gabriela Nichimura, que caiu de uma altura de cerca de 20 metros da La Tour Eiffel, no Hopi Hari, falecendo a caminho do Hospital. Ao todo, onze pessoas, incluindo o presidente do parque, foram indiciadas pela Polícia Civil de São Paulo por homicídio culposo. O processo ainda corre na justiça e a atração não tem nenhum tipo de previsão de volta. Ainda no Hopi Hari, um susto logo no final do ano: um casal denunciou que a trava da Montezum abriu durante o percurso, o que levou a Polícia Civil investigar. Entretanto, de acordo com a perícia feita na hora, nenhum problema foi constatado.
Em Minas Gerais, no Parque Guanabara, a atração Skate se partiu ao meio durante seu funcionamento, e não se sabe quando o mesmo voltará a funcionar. No Distrito Federal, uma menina foi arremessada do Rock 'n' Roll, no Nicolandia, e foi levada para o Hospital. O parque foi indiciado por lesão corporal e ficou algumas semanas fechado para a revisão de todos seus equipamentos, reabrindo dia 22 de Dezembro, porém ainda sem o alvará de funcionamento regular.
No Thermas dos Laranjais, um menino de 4 anos morreu afogado em uma piscina infantil e no Ita Center Park, durante a Expo 2012, um visitante quebrou a perna no brinquedo Tagadisco. Em Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, cinco jovens ficaram feridos num brinquedo chamado "Chapéu Mexicano", que não é o Chapéu Mexicano clássico que conhecemos, e sim uma versão mais "pobre". Em Vinhedo, próximo ao Hopi Hari, uma jovem ficou ferida depois de cair de um tagadisco no Millenium Park. Em Águas de Lindoia, uma tirolesa se rompeu em um sítio, matando uma mulher de 54 anos.
NO MUNDO
Principal pólo dos parques de diversões, Orlando teve bastantes novidades como de costume, sendo a maior delas a "New Fantasyland", no Magic Kingdom, que inaugurou novas subáreas dentro da famosa área do parque mais visitado do mundo. Dumbo, Bela e a Fera e Pequena Sereia podem encantar ainda mais os visitantes com atrações sensacionais. No Epcot, que fez 30 anos, o Test Track foi totalmente reformulado e hoje, é a atração mais interativa de todo o mundo. No Hollywood Studios, foi inaugurada a nova atração walk-through The Legend of Captain Jack Sparrow, e no Animal Kingdom, começou os preparativos para a construção da nova área de Avatar.
O complexo Universal também não para, e esse ano lançou a campanha "O Ano Para Estar Aqui", que promoveu as inaugurações do simulador do Meu Malvado Favorito, a nova parada de carros alegóricos e o novo show de fogos do Universal Studios. Além disso, começaram as obras para a construção da Hogwarts Express, ferrovia que ligará o Islands of Adventure ao Universal Studios, além da construção da parte de Londres do The Wizarding World of Harry Potter que ficará no Universal Studios, no antigo lugar da atração JAWS, desativada no início do ano. Ainda lá, está avançada a construção da atração dos Transformers e da cidade de Springfield, do universo dos Simpsons.
O SeaWorld inaugurou seu novo cinema 4D, o TurtleTrek e está com obras avançadas da atração que inaugurará ano que vem, Antartica - Empire of the Penguin. Ainda no parque de vida marinha, foi reinaugurado o Dine With Shamu, atração que estava fechada a 2 anos por conta da morte da treinadora de orcas Dawn Brancheau em 2010. O Busch Gardens inaugurou seu novo show, Iceploration, e tem boatos que irá receber uma nova torre de queda livre. No Legoland Florida, foi inaugurado o novo parque aquático e a nova área de Starwars, toda feita de Lego.
O antigo Six Flags Kentucky Kingdom continua sendo um impasse. Ed Hart, antigo dono do parque, continua batalhando para ter seu parque de volta. Já o Freestyle Music Park, continua hipotecado sem nenhuma previsão de volta.
Sem dúvida, a maior inauguração do ano foi a super esperada Cars Land, no Disney California Adventure, localizado no complexo da Disneyland na Califórnia. Além da magnífica área, a Disney reformulou todo parque, dando ênfase na reforma da Buena Vista Street e todo seu portão de entrada.
No Cedar Point, duas montanhas-russas foram abaixo: Disaster Transport e Wildcat; já no Hersheypark, foi a vez da Rollersoaker ser desativada. O Holiday World inaugurou a Mammoth, a mais longa montanha-russa aquática e o Silver Dollar City começou a construção da mais doida montanha-russa de madeira dos últimos tempos, a The Outlaw Run. O California's Great America começou a construir a Gold Striker, uma montanha-russa de madeira e ainda na California, o Six Flags Magic Mountain inaugurou a maior torre de queda livre do mundo, a Lex Luthor: Drop of Doom. Outro Six Flags aprontou esse ano: o Fiesta Texas está transformando sua Rattler em Iron Rattler, em um processo semelhante ao que aconteceu na Texas Giant. Seguindo a linha da Outlaw, a montanha-russa de madeira do Mt. Olympus, a Hades, passará a contar com uma inversão.
Em Dubai, o Ferrari World anunciou uma nova atração, o Viaggo in Italia e foi iniciada a construção do parque aquático Yas Waterworld. Na Austrália, o Wet'n Wild de Sydney passou por vários projetos para ser remodelado. No continente europeu, o Etnaland concluiu a montagem da The Storm, porém a montanha-russa só operará em 2013. Na Inglaterra, foi aberto o primeiro parque temático dedicado as aves Angry Birds.
Em quesito de montanhas-russas, na Europa, o Mirabilandia Italia inaugurou a Divertical, o Toverland inaugurou a d'wervelwind, o Parc Astérix inaugurou a OzIris, a Legoland Billund inaugurou a Polar X-plorer, o PortAventura inaugurou a Shambhala, o Thorpe Park inaugurou a The Swarm e o Europa Park inaugurou a Wodan.
Nas Américas, o Six Flags America inaugurou a Apocalypse, o Parque Diversiones inaugurou a Búmeran (antiga Boomerang do Playcenter), o Six Flags New England inaugurou a Goliath (antiga Déjà Vu do Six Flags Magic Mountain), o novo parque Galveston Pier colocou para funcionar a Iron Shark, o Canada's Wonderland inaugurou a monstruosa Leviathan, o SeaWorld San Diego inaugurou a Manta, o Hersheypark inaugurou a Skyrush, o Six Flags Discovery Kingdom inaugurou a Superman Ultimate Flight, o Busch Gardens Williamsburg inaugurou a Verbolten, o Dollywood inaugurou a Wild Eagle e o Six Flags Great America inaugurou a X-Flight. Infelizmente, esse ano perdemos uma gigantona de madeira: a Son of Beast, no Kings Island, foi totalmente demolida e liberará espaço para futuras atrações.
Na Ásia, o Ocean Park inaugurou a Artic Blast, o Happy Valley Wuhan inaugurou a incrível Dauling Dragon, que contém o famoso elemento "High Five", a Disneyland Hong Kong inaugurou a Big Grizzly Mountain Runaway Mine Cars e o Jinling Happy World inaugurou a Seven Ring, porém não inaugurou a nova montanha-russa de 11 inversões.
ACIDENTES NO MUNDO
Não foi só no Brasil que a bruxa ficou solta durante o ano de 2012. Logo no início do ano, a pista de kart de madeira localizada no Magical Midway em Orlando, se rompeu e fez uma garota de 11 anos gravemente ferida. No Canadá, uma mulher sofreu um acidente cerebral ao andar no brinquedo Zíper e um funcionário de manutenção foi morto pela montanha-russa Vampire, no La Ronde.
Na TokyoDisneySea, um adulto de 34 anos teve sua perna presa e arrastada pelo carrinho de uma montanha-russa. No Carowinds, aconteceu o primeiro incidente com um Windseeker, deixando 25 pessoas presas por 3 horas. Um empregado também morreu atingido por um raio no Adventure Island, parque aquático do Busch Gardens Tampa.
Já no parque aquático Six Flags Hurricane Harbor, um homem foi internado depois de cair de um toboágua. No Knott's Berry Farm, aconteceu o segundo incidente com um Windseeker, dessa vez, deixando 20 pessoas presas por 4 horas. Esse segundo acontecimento levou a Cedar Fair a fechar todos os brinquedos desse tipo.
Em Valência, Espanha, um tornado fez com que uma roda-gigante fosse abaixo e caísse em cima de outras atrações de um parque, deixando 35 feridos, sendo 15 em estado grave. No Ocean Park, em Hong Kong, um balão caiu de uma altura de 65 metros deixando nove pessoas em estado grave.
No Walt Disney Studios Paris, a montanha-russa Crush's Coaster teve seu trem passando por cima de uma das mãos de um funcionário da manutenção. No Six Flags Discovery Kingdom, um homem tentou se suicidar do topo da montanha-russa Medusa.
Porém, o pior de todos os acidentes ainda estava por vir, no final do ano: o furacão Sandy, em Nova York. Além de matar dezenas de pessoas e deixar mais centenas desabrigadas, o furacão destruiu dois parques, o Casino Pier e o Funtown Pier Park. Ambos tiveram suas montanhas-russas e atrações completamente destruídas, sendo que no Casino Pier, uma das montanhas-russas ficou estancada na areia, virando uma "atração turística".
PROMESSAS PARA 2013
Para o ano seguinte, em Orlando teremos a inauguração de mais uma parte da New Fantasyland, no Magic Kingdom, o Princess Fairytale Hall. Na Universal, irá inaugurar o mais novo Transformers 3D: The Ride junto com a Nova Springfield e no SeaWorld, as atenções se voltam para a inauguração do Antarctica: Empire of the Penguin. O Fun Spot Action Park, renomeado Fun Spot America, irá inaugurar sua expansão que contará com duas montanhas-russas, a White Lightning, uma GCI e a Freedom Fighter, uma Vekoma Suspended.
Ainda nos Estados Unidos e México, espera-se a Boomerang no Six Flags St. Louis, a Coast Rider no Knott's Berry Farm, a Gold Striker no California's Great America, a tão aguardada e polêmica Flying Turns no Knoebels, a inovadora Full Throttle no Six Flags Magic Mountain, a GateKeeper no Cedar Point, a Joker no Six Flags México, a inacreditável Outlaw Run, a Undertow no Santa Cruz Boarwalk e a antiga Speed: The Ride no Akita Plaza. Além disso, é esperado também as transformações da Hades, que virará Hades 360 no Mt. Olympus Park e a Rattler, que virará Iron Rattler no Six Flags Fiesta Texas.
Já na Europa, é aguardada a Eldorado e a The Storm no Etnaland, a problemática ring°racer, a Stampbanan no Liseberg, a nova montanha-russa do Alton Towers, por enquanto conhecida como SW7 e as duas novas montanhas-russas do Cinecittà World. No Walibi Belgium, acontecerá o retorno da Schwarzkopf Shuttle Loop "Turbine", com um novo sistema de lançamento usando a tecnologia LSM. Isso representa uma nova oportunidade de salvamento para esse tipo de montanha-russa.
Na Ásia e Oceania, irá inaugurar a Bandit Bomber no Yas Walterworld, a recordista Journey to the Stars no Jinling Happy World, a nova montanha-russa do Sea World Australia e muitas, mas muitas montanhas-russas chinesas!
No Brasil, esperamos ansiosamente a resolução da confusão do terreno do Mirabilandia, e a construção das novas montanhas-russas de Hopi Hari e Beto Carrero World, sendo que este último ainda tem que construir novas áreas temáticas para seus personagens da Dreamworks. Não podemos esquecer também do Snowland em Gramado, e do novo parque familiar do Grupo Playcenter que irá inaugurar também em 2013, segundo Marcelo Gutglas. Além disso, irá acontecer a quinta edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, e esperamos que tenha de novo um parque de diversões!
O ANO DE 2012 NO PA
Aqui no Parqueiros Anônimos, 2012 foi um ano bastante agitado. Crescemos muito e nos consagramos como o maior site sobre notícias de parques nacionais e internacionais aqui no Brasil. Conseguimos acesso a eventos importantes como a Feira das Américas - ABAV, onde falamos com diversos parques nacionais e internacionais além da inauguração da nova área de Aribabiba no Hopi Hari. Fizemos diversas matérias especiais como a explicação da diferença de sistemas LSM e LIM, o #ParqueiroOpina, um trip report sobre o Canada's Wonderland, além de enquetes. No final do ano, realizamos a primeira edição do PPA - Prêmio Parqueiros Anônimos, que foi sucesso de votos. Agradecemos à vocês!
Desejamos um feliz 2013, cheio de felicidade, saúde, prosperidade e o principal: Montanha-Russa!
Retrospectiva 2012
Reviewed by Raphael Figueiredo
on
sábado, dezembro 29, 2012
Rating: