O Parque Mutirama mal foi reinaugurado e já apresenta problemas. No domingo, dois dias depois da liberação oficial dos brinquedos ao público, a montanha-russa e a roda-gigante travaram em pleno funcionamento. O Corpo de Bombeiros esteve no local e constatou ainda que a vistoria obrigatória para liberação definitiva do parque aos visitantes não foi realizada, conforme determina a Lei 15.802/2008.
Essa lei estadual institui o código de proteção contra incêndio, explosão, pânico e desastres, bem como subsidia e fundamenta todo o trabalho de prevenção dos bombeiros. De acordo com o assessor de imprensa da Corporação, major Claison Alencar Pereira, somente ontem de manhã foi feita a vistoria técnica obrigatória. A fiscalização detectou que são necessárias algumas adequações na estrutura física do parque, como a distribuição de placas de sinalização de saída de emergência e extintores.
Também foi solicitado à direção do local que seja apresentada hoje toda documentação que certifique se os brinquedos estão em condições de funcionamento. “A vistoria identificou que essa é a parte mais complexa porque envolve diretamente a segurança do público, por isso os laudos precisam comprovar isso”, revela o major Alencar.
Em nota à imprensa, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), responsável pelo Parque Mutirama, informa que as documentações exigidas pelos bombeiros estão sendo providenciadas. Quanto à falha mecânica dos brinquedos, a assessoria diz que o sistema de segurança do carrinho da montanha-russa travou pois não atingiu a velocidade ideal.
Já o motivo da paralisação da roda-gigante foi o pneu que serve de engrenagem para movimentar o brinquedo, que precisou de calibragem. Para maior segurança, ele foi trocado. Após averiguação dos engenheiros mecânicos, foram liberados.
O Parque Mutirama foi fechado para reforma em 6 de fevereiro de 2011. A inauguração formal aconteceu no dia 24 de junho, uma semana antes de Paulo Garcia (PT) oficializar a candidatura à reeleição para prefeito de Goiânia. Definitivamente, o parque foi liberado ao público, com a venda de ingressos no dia 6 de julho.
Entre os dias 26 de junho e 5 deste mês, o acesso estava restrito a alunos de escolas públicas municipais e a funcionários da prefeitura da Capital. Durante o período de um ano e quatro meses em que esteve fechado para reforma, o Parque Mutirama foi alvo de denúncias envolvendo suas obras, que começaram com o vereador Elias Vaz (PSol).
Prosseguiram com perícias feitas por técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que apontaram irregularidades na licitação e no andamento das obras. Este ano, o Ministério Público Federal (MPF), em ação com a Polícia Federal, cumpriu mandados de busca e apreensão na Agência Municipal de Obras (Amob). Na época, foram presos três funcionários da Warre Engenharia. As denúncias apontavam desvio de R$ 2.097 milhões no processo de licitação.
Uma das principais polêmicas envolvendo a reforma do parque foi a compra da montanha-russa Super Jet. A nova estrutura conta com 30 brinquedos instalados pela área de 485 metros mil metros quadrados. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o Parque Mutirama foi inspirado no Beto Carrero World, em Santa Catarina, e no Hopi Hari, em São Paulo.
Secretário garante segurança
O secretário de Esporte e Lazer, Wesley Batista, defende que as atrações entregues ao público não oferecem riscos, pois diariamente, antes da abertura dos portões, acontece uma vistoria geral no parque. “Nós não acionamos o Corpo de Bombeiros porque temos uma equipe própria para esta finalidade, que conta com engenheiros com vasta experiência na área. Quando necessário, vetamos o uso do brinquedo até que esteja apto a receber, com segurança, as pessoas”, informou o secretário.
Fonte: DM.com.br
Parque Mutirama mal foi reinaugurado e já apresenta problemas
Reviewed by Redação PA
on
terça-feira, julho 10, 2012
Rating: